Consórcio
Caracterização
A FLEXIPOL, Espumas Sintéticas S.A é uma empresa, localizada no concelho de São João da Madeira, que se dedica à produção e transformação de PUF, base poliéter e poliéster desde 1964, ocupando uma área de 56.000 m2 e empregando cerca de 135 colaboradores. A Flexipol opera quer no mercado nacional quer no mercado internacional, exportando para países como Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Turquia, Roménia, Marrocos, México, Brasil, Cuba, Chile, e Argentina. Os produtos base da FLEXIPOL são as PUF, poliéter e poliéster, fabricadas pelo processo de bloco contínuo, assim como os colchões e almofadas em espuma moldada. Possuidora de um vasto know-how na área de produção de PUF de poliéter convencional, de poliéter alta resiliência, PUF de baixa combustão, PUF de baixo fogging, duras, suaves e super suaves, etc. A FLEXIPOL tem também a produção de PUF moldadas que se destina unicamente ao fabrico de colchões e de almofadas.
A Copo Têxtil Portugal S.A. é uma empresa de indústria têxtil ligada ao ramo automóvel. Faz parte do Grupo Copo, que tem várias empresas distribuídas por todo o mundo, como Espanha, México, Cuba Brasil, Alemanha, República Checa, França e Eslováquia. A Copo Têxtil conta com duas unidades em Portugal, uma unidade localizada em São João da Madeira, dedicada exclusivamente aos processos de foamização, e outra unidade em Santo Tirso, dedicada aos processos de conceção e acabamento de tecidos e malhas.
Em termos produtivos, a empresa destaca-se nos setores de urdissagem, tecelagem, tricotagem, tinturaria, acabamento, inspeção e foamização. Os produtos base da Copo Têxtil Portugal são tecidos e malhas foamizadas destinados, fundamentalmente, ao setor automóvel, tendo diversas aplicações, tais como assentos, tetos, painéis de porta, entre outros.
A Universidade de Aveiro (UA) é uma instituição pública que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país.
Frequentada por cerca de 15.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infraestruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.
A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.
O CICECO - Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, rebatizado de Instituto de Materiais de Aveiro, é um Laboratório Associado da Universidade de Aveiro. Sendo um Laboratório Associado, o CICECO goza de alguma autonomia e independência específica comparativamente às unidades de investigação da Universidade de Aveiro. Desde da sua constituição, em 2002, o CICECO tem contribuído para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico necessário à produção e transformação inovadoras dos materiais, para um desenvolvimento sustentável e em proveito da sociedade (dos cerâmicos à matéria mole e aos materiais híbridos).
CICECO é hoje o maior Instituto Português em matéria de Engenharia e Ciência dos Materiais, agregando uma equipa de perto de 481 pessoas. O grupo é formado por 46 Professores, 54 Investigadores, 16 técnicos, 111 Pós-Doutorados, 166 estudantes de doutoramento e cerca 88 outros estudantes (Dez '18).
A investigação do CICECO organiza-se em 4 linhas temáticas que pretendem responder a alguns dos mais prementes desafios societais onde os materiais têm um papel chave:
- L1 - Tecnologias da Comunicação e Informação
- L2 - Energia e Aplicações Industriais
- L3 - Sustentabilidade e Saúde
- L4 - Computação e Modelação
Estas linhas de investigação atuam como eixos temáticos transversais aos 5 grupos de investigação mais focados, respetivamente:
- G1 - Nanomateriais Inorgânicos Funcionais e Híbridos Orgânico Inorgânico
- G2 - Nanoestruturas e Cerâmicos Ferróicos Multifuncionais
- G3 - Materiais para Energia e Superfícies Funcionais
- G4 - Biorrefinarias, Materiais de Origem Biológica e Reciclagem
- G5 - Materiais Biomédicos e Biomiméticos
A dimensão do instituto e a diversidade de áreas específicas garante ao CICECO uma grande multidisciplinaridade, crescentemente importante para dar resposta às necessidade de I&D atuais mas resulta também num desafio continuo para promover a partilha de informação interna e o fomento de áreas de estudo comuns.
É um dos centros de investigação mais produtivo do país em todas as áreas científicas, com cerca de 422 artigos SCI (muitos em jornais de topo), 17 patentes, 31 Teses de Doutoramento no ano de 2018.
Além de possuir recursos humanos altamente qualificados, o CICECO possui uma vertente verdadeiramente internacional:
- 27% dos Investigadores e 38% dos Pós-doutorados são estrangeiros
- faz parte da principal rede de investigação Europeia em matéria de materiais
- faz parte de várias Redes de Excelência: FAME, INTERREG IIIB (MNAA) e IVB (ENERMATaa) e de projetos integrados (p.e. WACHEUP) que contribuem para a internacionalização da investigação realizada e para a formação de recursos humanos
- Encontra-se creditado com o estatuto de Centro Europeu de Pós-Graduação (Marie Curie Training Site) em Materiais Cerâmicos Avançados, sendo um dos poucos laboratórios nacionais com este estatuto
O CICECO tem também participado ativamente em diversos outros projetos europeus (> 80), designadamente nos Programas Quadro de I&D, tendo mais de 60 projetos financiados (FP5, FP6, FP7 e H2020 onde se inclui três bolsa ERC).
Também em termos de equipamento científico e infraestruturas o CICECO sobressai no panorama nacional. O CICECO possui laboratórios bem apetrechados e um dos mais importantes parques instrumentais do País incluindo, nomeadamente microscópios eletrónicos, difractómetros de raios-X e espectrómetros de RMN de sólidos.